GESANE: UM GRUPO NACIONAL DE ESTUDOS EM DIREITO DO SANEAMENTO

Sediado no Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito Universidade de Brasília, o Gesane nasce com o objetivo de reunir pesquisadores de todo o país na área de direito do saneamento básico.

Visa a analisar e propor soluções às questões da regulação jurídica do saneamento básico, em todas as suas atividades principais (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas) ante as alterações do marco setorial.

Com isso, busca enfrentar os desafios existentes para se assegurar a universalização e a sustentabilidade econômico-financeira desse segmento de infraestrutura no país.

Saneamento - Imagens - 02.jpg
 

PARTICIPANTES DE TODO O BRASIL

Aberto a toda a comunidade e estudantes de programas de graduação ou pós-graduação. Estruturado, desde seu nascimento, para sempre funcionar à distância.

PLURALIDADE

Composição plural de membros, visando a reunir mercado, poder público e academia.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Enfoque na publicação de trabalhos, artigos e obras coletivas a partir de seus debates e pesquisas.

CERTIFICADO

Certificado de participação às(aos) participantes que completarem o ciclo - Faculdade de Direito da UnB.

SESSÕES

Terças - 18h30-21h

Image by Ivan Bandura
 

CICLO DE ESTUDOS 2021

O Gesane estrutura suas atividades de pesquisa em ciclos anuais de estudos com diferentes etapas de pesquisa.

Image by Ivan Bandura
Image by Mélissa Jeanty
Saneamento - Imagens - 08.jpg

1ª ETAPA – DISCUSSÃO DE TEMAS E ESTUDOS DE CASO

Encontros semanais, 6 semanas

Com a participação de professores convidados de diversas universidades brasileiras, nesta etapa serão estudados casos reais do setor de saneamento básico com discussão de textos acadêmicos que tratam das principais temáticas enfrentadas pela atividade após a aprovação do novo marco setorial.

2ª ETAPA – ELABORAÇÃO DE ARTIGOS INDIVIDUAIS

Encontros quinzenais, 2 meses

Na segunda etapa, as pessoas participantes do ciclo de 2021 elaborarão individualmente ou em pequenos grupos artigos acadêmicos sobre temas ligados à regulação jurídica da atividade de saneamento básico. Para tanto, será realizado um workshop sobre metodologia de pesquisa e os projetos serão apresentados pelos autores e discutidos em sessões quinzenais.

Ao final, os artigos serão publicados em uma obra coletiva.

3ª ETAPA – DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA VERTICAL (COLETIVA)

Encontros quinzenais, 3 meses

A terceira e última etapa do ciclo de 2021 será para a elaboração de uma única pesquisa coletiva, que analisará verticalmente uma questão concreta do setor de saneamento básico em toda sua complexidade.
Os resultados serão publicados em obra coletiva com apresentação de eventuais recomendações a reguladores, agentes públicos e atores privados.

Atividades Adicionais Programadas:

 

ESTUDOS DE CASO - 1ª ETAPA

press to zoom

press to zoom

press to zoom

29/06 - UNIVERSALIZAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO COMO DIREITO HUMANO: DIÁLOGO DAS NORMAS INTERNAS E INTERNACIONAIS: O CASO DAS NORMAS ESTADUAIS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Convidada: Profª. Dra. Melina Girardi Fachin (UFPR)

Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFPR. Autora de diversas obras e artigos na seara do Direito Constitucional e dos Direitos Humanos.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

06/07 - ALOCAÇÃO DE RISCOS EM SANEAMENTO BÁSICO E CRISE HÍDRICA: O CASO DA REVISÃO TARIFÁRIA DA CAGECE/CE PELA RESOLUÇÃO ARCE N° 245/2019

Convidado: Prof. Marcelo Rangel Lennertz (FGV/RJ)

Professor da disciplina Análise do Direito Regulatório, do MBA em Regulação da FGV. Sócio de Portugal Ribeiro Advogados. Foi consultor da International Finance Corporation - IFC (2011-2014). Um dos autores do estudo: "Regras padronizadas sobre distribuiçãode riscos, equilíbrio econômico-financeiro e modelos regulatórios." (ABCON/Sindcon - 2020)

press to zoom

press to zoom

press to zoom

13/07 - COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS EM SANEAMENTO BÁSICO: O CASO DA JUDICIALIZAÇÃO DO LEILÃO DA CEDAE/RJ

Convidado: Prof. Dr. Gustavo Kaercher Loureiro (CERI/FGV)

Pesquisador do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV (CERI/FGV). Professor de Direito Administrativo na graduação e pós-graduação da UnB (2008 - 2014).

press to zoom

press to zoom

press to zoom

20/07 - CONTRATOS DE LONGO PRAZO EM SANEAMENTO BÁSICO E SEU EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO: O CASO DA ALTERAÇÃO DE CONTRATO DE CONCESSÃO DA EMBASA/BA PELA LEI MUNICIPAL N.º 610/2018

Convidado: Prof. Dr. Egon Bockmann Moreira (UFPR)

Professor de Direito Econômico da UFPR. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/PR e da Comissão de Direito Administrativo da OAB/Federal.

press to zoom
JBP_edited.jpg
JBP_edited.jpg

press to zoom

press to zoom

27/07 - ESTRUTURA TARIFÁRIA E SUSTENTABILIDADE DOS SERVIÇOS: O CASO DO REAJUSTE TARIFÁRIO DA SANEPAR X AGEPAR

Convidada: Profª. Dra. Juliana Bonacorsi de Palma (FGV/SP)

Professora da FGV Direito SP e Coordenadora do Grupo Público / SBDP. Mestre e doutora pela Faculdade de Direito da USP. Master of Laws pela Yale Law School. Foi visiting scholar pela Washington College of Law – American University. Pesquisadora na área de Regulação, Direito Administrativo Sancionador e Direito & Burocracia.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

03/08 - AGÊNCIAS REGULADORAS SUBNACIONAIS, CAPTURA PÚBLICA E NORMAS DE REFERÊNCIA DA ANA: O CASO DA  ARES-PCJ E AGÊNCIA REGULADORA DE SUMARÉ

Convidada: Profª. Dra. Ana Frazão (UnB)

Fala de encerramento: Prof. Dr. Márcio Iório Aranha (Diretor do NDSR/UnB)

Professora de Direito Civil, Comercial e Econômico da Universidade de Brasília – UnB. Presidente da Comissão de Direito Econômico da OAB Federal. Ex-Conselheira do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (2012-2015).

 

COORDENAÇÃO: GABRIEL JAMUR GOMES

Gabriel Jamur - Foto Perfil - (150 dpi).
  • Membro da Comissão de Saneamento, Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Conselho Federal da OAB.

  • Doutorando em Direito do PPGD-UnB - Linha de Pesquisa Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação. Mestre pela UFPR (2013), com dissertação sobre contratos privados, direito regulatório e econômico, sob orientação do Min. Luiz Edson Fachin. Graduado em Direito pela UFPR (2005).

  • Professor - Área de Direito Privado FDD/UnB (Serviço Voluntário).

  • Advogado do escritório XVBM Advogados, com atuação profissional principalmente em direito contratual e econômico, nos setores de saneamento e energia.

  • Educação Executiva no Curso de Arbitraje Comercial Internacional y de Inversiones da Universidad Complutense de Madrid; Curso Master of Business Administration (MBA) da FAE Business School; Bolsista pleno da 36éme session annuelle d´enseignement do Institut International des Droit de L'Homme. em Strasbourg - França.

 
Documento com Pen

INSCREVA-SE

Vagas Limitadas

 

AGRADECEMOS A TODAS(OS) INTERESSADAS(OS). INFELIZMENTE, AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS DEVIDO À ELEVADA PROCURA.

Por favor, preencha o formulário para entrar na lista de espera. 
Caso haja desistências, entraremos em contato por e-mail.

APOIO INSTITUCIONAL

Conselho-federal-da-oab_edited_edited.pn

CONSELHO FEDERAL DA OAB

Comissão Especial de Saneamento, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

 
Gesane
NDSR UnB